O momento do parto é um dos momentos mais importante na vida de uma gestante. São noves meses de preparação para o grande dia. Na maternidade do Hospital Unimed São Domingos (HUSD), da Unimed Catanduva, o interesse pelo parto normal mais que dobrou entre 2019 e 2020: foram cinco registros no primeiro ano e 14 no período seguinte. Em 2021, até abril, foram registrados oito partos normais.
O parto normal oferece uma rápida recuperação pós-parto, com menores taxas de complicações e intercorrências após o nascimento. “Os bebês conseguem um contato mais rápido com a mãe, além de estímulo ao aleitamento logo na sala de parto e, o mais importante, nascem no seu momento, na sua hora”, explicou o obstetra e cooperado da Unimed Catanduva, Bruno Christiani Sabino.
Para auxiliar o trabalho de parto, a maternidade do HUSD dispõe de balanço pélvico (tipo cavalinho), bola suíça, banqueta de parto, aparelho de sonar para ausculta de batimentos cardiofetais e aparelho de cardiotocografia para monitorização do feto durante o trabalho de parto. A unidade também conta com cama hospitalar PPP (pré-parto/parto/pós-parto).
A enfermeira Vanessa Riva, 31 anos, deu à luz a Maria Clara no dia 12 de março. “Queria que a Maria Clara chegasse de forma natural, no dia e hora em que ela quisesse, e no momento em que ela estivesse pronta”.
O apoio emocional foi essencial para Vanessa. “A equipe de Enfermagem me deu suporte, meu obstetra avaliou cada passo, desde a dilatação até o nascimento do amor da minha vida”, disse. A presença e acompanhamento do marido Diego Henrique Zechi foi fundamental.
A funcionária pública Júlia Oliveira Baiocato, 30 anos, é mãe de Vicente, nascido em 30 de março. “Tive um trabalho de parto de dez horas, mas transcorreu de forma bastante tranquila. Tive muito apoio do marido (Bruno Di Bonito Baiocato), da minha doula e de toda a equipe do hospital. Apesar das dores, me senti acolhida e amparada. Foi muito especial.”
VOCÊ SABIA?
Toda mulher tem condições de ter o parto normal. Aquelas que se preparam durante a gestação, com atividades físicas, exercícios específicos e acompanhamento adequado, tem grandes chances de obter êxito. “O mais importante é manifestar o desejo do parto normal e realmente se preparar para esse momento”, destaca Sabino.
Créditos: Arquivo Pessoal